Unidade Porto Alegre

Pronto Atendimento 24h

Hospital Ernesto Dornelles 1801 – 3º Andar
Av. Ipiranga, Porto Alegre – RS

Unidade São Leopoldo

Rua Primeiro de Março 474 / 1402
Centro – São Leopoldo – RS

Unidade São Jerônimo

Av. Rio Branco, 1008/01
Bela Vista – São Jerônimo

Exames

Exames oftalmológicos podem diagnosticar doenças que não têm origem no sistema visual.

Não é porque você tem boa visão que pode ficar longe dos consultórios oftalmológicos. Recomendados pelo menos anualmente, os exames de visão possibilitam identificar enfermidades que não têm origem no sistema visual. A lista é tão grande que contempla doenças reumáticas, infecciosas, cardiovasculares, metabólicas e neurológicas.

Conheça os exames. Conheça os exames. Conheça os exames.

Conheça os exames. Conheça os exames. Conheça os exames.

Conheça os exames. Conheça os exames. Conheça os exames.

Conheça os exames. Conheça os exames. Conheça os exames.

Conheça os exames. Conheça os exames. Conheça os exames.

Conheça os exames. Conheça os exames. Conheça os exames.

exames

Função

É o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual.

Indicação

É indicada para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações na retina e que realizaram plástica ocular, entre outras.

Orientação

Se o paciente utilizar lentes de contato ou óculos, deverá levá-los no dia do exame.

Função

Com o mapeamento, é possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas, entre elas diabetes e hipertensão arterial.

Indicação

O exame de Mapeamento de Retina também é indicado para diagnosticar doenças oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções.

Orientação

Obrigatória a presença de acompanhante, pois há a dilatação da pupila do paciente.

Função

É um exame de visão que permite realizar a contagem do número de células endoteliais da córnea e analisar o aspecto das mesmas, identificando qualquer degeneração ou atrofia do tecido.

Indicação

O exame é indicado em pré-operatório de cirurgias intraoculares, como a cirurgia de catarata, de glaucoma, de transplante de córnea, assim como nas degenerações e distrofias da córnea.

Função

Paquimetria é o exame de visão que mede a espessura da córnea. A paquimetria é muito importante na avaliação para a cirurgia refrativa e diagnóstico de ceratocone.

Indicação

É direcionada para casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.

Orientação

Usuários de lente de contato devem suspender o uso cinco dias antes do exame.

Função

Consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

Indicação

É direcionada para acompanhamento de doenças vítreorretinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

Orientação

O paciente precisa ter um acompanhante, pois será necessário realizar dilatação da pupila.

Função

Tonometria é o exame de visão que mede a pressão intra-ocular.

Indicação

Pacientes com suspeita de glaucoma.

Orientação

Suspender o uso de lente de contato no dia do exame.

Função

Analisa a curvatura da córnea em toda a sua extensão desde o seu centro até a sua periferia e avalia as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, como o ceratocone.

Indicação

Esse exame oftalmológico é indicado também em pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, cirurgia de catarata, transplante de córnea, e na adaptação de lentes de contato.

Orientação

Suspender o uso de lente de contato cinco dias antes da realização do exame.

Função

A Biometria IOL MASTER tem a função de medir, com precisão, o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de suas estruturas internas. Essas informações são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.

Indicação

Exame indicado para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata ou cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia.

Orientação

Antes da realização do exame, suspender o uso de lentes de contato por cinco dias.

Função

A Biometria Ultrassônica mede o comprimento axial do olho. Essa medida é importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.

Indicação

O exame é indicado, principalmente, para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata ou cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia.

Orientação

Antes da realização do exame, suspender o uso de lentes de contato por cinco dias.

Função

Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que produz imagens de corte seccional das estruturas oculares in vivo com alta resolução e reprodutibilidade.

É possível fazer análise de progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.

Indicação

Indicações para exame: Podemos diagnosticar e acompanhar alterações como: degeneração de mácula, buraco de mácula, edema macular, membrana epirretiniana, retinopatia diabética, tração vítreo – retiniana, distrofias retinianas, entre outras.

Função

É um procedimento que, após aplicação de contraste endovenoso, o examinador observa e registra (por meio de fotografias). Este exame tem como objetivo avaliar a trajetória deste contraste na trama vascular da retina e região posterior dos olhos.

Indicação

É importante para o acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula (DMRI), tumores oculares e trombose, Distrofias retinianas, Retinopatia Serosa Central, Uveites/Coroidites, Trauma, Oclusões Venosas e Arteriais e baixa da Acuidade Visual.

Orientação

Obrigatória a presença de acompanhante devido a dilatação pupilar e a infusão de contraste e suspender o uso de lente de contato no dia do exame.

Função

A ultrassonografia avalia as estruturas internas do globo ocular.

Indicação

Diagnosticar doenças, como descolamento de retina, hemorragias, luxação de cristalino, lesões inflamatórias, sendo indispensável na definição de tumores intraoculares.

Função

O tratamento consiste na aplicação de feixes de laser na região afetada visando a micro cauterização necessária para restabelecer a fixação da estrutura danificada pela doença a qual o paciente foi acometida.

Indicação

A fotocoagulação é indicada para os seguintes casos: Retinopatia diabética; Edema de macula; Neovascularizacao; Proliferação fibrovascular; Glaucoma; Catarata; Degeneração macular; entre outros.

Orientação

É fundamental o paciente trazer os demais exames oftalmológicos para auxiliar o médico na definição do local que será aplicado o laser.

Função

A Capsulotomia YAG Laser é um procedimento oftalmológico que tem como finalidade tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino (em alguns pacientes tal opacidade pode se tornar muito densa e causar uma diminuição considerável da visão), que normalmente ocorre como uma complicação da cirurgia de catarata.

Indicação

O tratamento é indicado para a limpeza dessas opacidades, indolor, realizado com o uso de colírio anestésico após a dilatação da pupila e proporciona uma grande melhora visual após sua execução.

Orientação

Após a realização do procedimento utiliza-se colírios para normalizar a pressão intra-ocular transitória e para reduzir a inflamação do olho. Complicações são raras, mas podem ocorrer: como fraturas na lente intra-ocular e descolamento de retina.

Unidade Porto Alegre

Unidade São Leopoldo

Unidade São Jerônimo